No dia 20/09/2011| Edvaldo Santana Coordenador Estadual do SINDACS/BA, esteve em Botuporã (BA) reivindicando os direitos dos ACS e ACEs daquele município. Logo no dia 21 o Coordenador foi protocolar um oficio na Secretaria Municipal de Saúde solicitando da Secretária de Saúde a liberação dos Agentes no dia 22/09/11 por duas horas para participar de Assembléia da classe, porém, o ofício foi recusado pela Secretária Municipal de SaúdeJaqueline do Bonfim Farias, no mesmo dia o Coordenador conseguiu se reunião com a Secretária Municipal de Administração que recebeu o ofício recusado pela Secretária de Saúde. Na oportunidade solicitou reunião com o Prefeito, no entanto não foi atendido. O Coordenador acompanhado de um Agente de Saúde de Botuporã realizou outras reuniões com Vereadores do município para apresentar as dificuldades e necessidades das duas categorias. Foi protocolado ofício diante da Prefeitura de Botuporã apresentando os seguintes pontos: Pauta Salarial, Base de calculo da previdência abaixo do salário recebido, meses em aberto da previdência social, recolhimento do imposto sindical da categoria em favor do SINDACS/BA e outras reivindicação dos ACS e ACEs.
Assembléia do SINDACS/BA em Botuporã
No dia 22 de setembro de 2011 o Coordenador Estadual Edvaldo Santana se reunião em Assembléia Geral Extraordinária com os Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde de Botuporã para eleição e posse de dois Delegados Sindicais do SINDACS, na oportunidade o Coordenador relatou os encaminhamentos feito em prol dos Agentes de Saúde naquele município, e citou a necessidade e importância de eleger dois Delegados Sindicais para manter o elo com a Direção Estadual e anuência e orientação necessária para os encaminhamentos das categorias dos ACEs e ACS no município. Na assembléia foi discutido sobre o assédio moral onde foi solicitado pelo Coordenador que os Agentes de Saúde pudessem formalizar as denuncia para que o sindicato tone as medidas cabíveis contra essas pessoas que usam da sua posição como CHEFIA para humilhar e desrespeitar esses profissionais. Foram eleitos dois Delegados Sindicais, são eles o ACS Jacques Douglas da Costa Baptista e o ACE Roberto Souza de Oliveira.
Logo depois da Saída do Coordenador do Município de Botuporã, no dia 22/09 os dois Delegados Sindicais eleitosforam chamados pelo Procurador do Município dizendo que estaria orientando o Prefeito encaminhar Projeto de Lei para reajustar o salário dos Agentes e outros pleitos da classe.